quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Eu e o Vômito de Jesus

Mas um ano se passou, mais uma semana, e estou de volta as minhas escolhas.

Toda vez que se aproxima o momento de partir, acontece algo estranho na alma, uma mistura de ansiedade e saudades, saudades de pessoas, de lugares, da comida, da cama, pessoas especiais e coisas simples que amo.

Mas apesar de todo sentimento estranho aproveito para tirar boas lições e refazer algumas perguntas a respeito da minha vida e desta caminhada, indagações sobre a minha existência na vida das pessoas.

Será que as pessoas iriam sentira minha ausência assim como sinto delas?

Será que minha cama iria sentir saudades do meu peso assim como sinto falta dela (acho que não...)?
Será que sentiriam falta das palavras, das brincadeiras, dos risos e chatices sem necessidade e das pregações, sentiriam falta da minha pessoa?

Não estou falando de sentirem falta do vizinho educado que não coloca o som no último volume (esse não sou eu), ou do colega que ajuda em alguma coisa.

Mas gostaria de saber se sentiriam falta da esperança que eu trazia, do modelo que eu representava, da influencia cristã na vida das pessoas, da referencia como líder e como ovelha.

Será que sentiriam minha falta... Ou existir ou nunca ter nascido faria alguma diferença?

E essas perguntas me levaram ao relato de uma Igreja na Ásia que não salgava e não brilhava mais naquela cidade, na cidade de Laodicéia.


O Apóstolo João nos oferece algumas dicas desta Igreja e das pessoas que formavam esta decadente Comunidade Cristã da qual me identifico. (Leia Apocalipse 3:14 -22)

Das Sete cartas enviadas as Igrejas da Ásia, a única que não recebeu nenhuma palavra positiva da parte de Jesus e parece até um resumo da insatisfação celestial, recebendo apenas repreensões e palavras de condenação foi a Igreja de Laodicéia.

Esta poderia ser descrita como uma igreja emotiva, orgulhosa, egocêntrica, frouxa, amênica, humanamente respeitável, secular, auto-suficiente, adúltera e hipócrita.

Elementos básicos para mal estar... E nem precisa enfiar um dedo na garganta para forçar o vômito resultando um gosto amargo de fel, informando que algo ou alguém será expelido do estomago do Mestre.

Coloquei-me como membro daquela igreja e olhei para o chão notando que aquela coisa asquerosa e nojenta parecia muito comigo, com minhas atitudes, com minas decisões e com a igreja atual.


Aquela igreja estava mais voltada para as teorias, tendências e modismos religiosos do momento do que para a verdade que liberta e um viver santo. (Você já comprou o novo cd daquele Ministério que tá estourando, e aquele livro que dá dicas de como enriquecer e emagrecer em 7 semanas, ou aquele dos 5 passos para receber o Espírito Santo, a sua igreja está no modelo do Avatar...ainda não? irmão você está por fora daquilo que rola no mundinho gospel)


Laodicéia era mais concentrada na neutralidade e no comodismo religioso do que em ser comprometida com os fundamentos da fé. (E mais fácil fechar os olhos e não vê a podridão que rola no nosso meio, e na sociedade, e não denunciar... pois senão você será conhecido como aquele cara chato que só fala mal... e nunca concorda com a vida estagnada e inerte do qual vegetamos e não vivemos, é mais fácil dar um prato de comida a um mendigo e dizer “Deus te abençoe”, do que tirar um tempo na nossa preciosa agenda e fazer algo que vale a pena para o próximo seja no hospital, em casas de recuperação, ou na sua rua... ou tampar os ouvidos e os olhos e dizer eu não tenho nada haver com isso....)


Uma igreja concentrada na auto-suficiência do que na dependência de Deus.

(Vou confessar talvez este seja meu pior pecado... o de não confiar plenamente em Deus... quantas vezes me pego tomando da mão dEle aquilo que já “entreguei”)


A igreja mais preocupada com o dinheiro do que com a Bíblia e com as pessoas. (Uau... mexeu comigo... Hoje em dia isso é normal. a carne e a Lã das ovelhas são mais importantes do que as próprias ovelhas... cuidado se você está gordo (ou melhor, a sua conta) poderão te abater... pois o seu valor é do tamanho do seu dizimo.

Sabe aquele irmão que está desempregado, e aquele que está doente necessitando de um remédio... haaa desculpe esqueci que o nome do seu deus é Mamom... Perdoe-me não tinha reparado qual era o seu tesouro e onde estava seu coração! )


A igreja mais preocupada em compreender e ser relevante no mundo moderno do que conhecer a Deus e com o arrependimento espiritual. (Esta crise de identidade que vivemos é por que estamos caminhando para longe de Deus, queremos saber se o capeta tem cifre e rabo, estamos preocupados em desvendar nosso código genético e saber se a minha origem veio de um chimpanzé ou de um orangotango, isso sim é importante... esqueço que para conhecer a mim mesmo tenho que conhecer a Deus que é a fonte, que é o Principio o meio e o fim da minha existência)


A igreja que valoriza mais as autoridades cíveis e religiosas do que a presença de Deus. (O nosso maior problema é que ficamos demais ocupados em satisfazer a vontades dos homens do que a Deus... Ultimamente é mais importante agradar ao sistema religioso do que satisfazer a vontade Deus. Vejo tanta burocracia para evangelizar, para orar, para adorar... impõe ordem sobre ordem, regras e mais regras, um pouco aqui, um pouco ali... são tantas regras que lembro que fui impedido de continuar um trabalho com jovens em uma área de risco porque não tinha passado pelo último estágio dos Jedi...Star Wars)


Esta era a igreja de Laodiceia e qualquer comparação com você e até mesmo com sua igreja são mera coincidência.


Mas apesar de toda decadência espiritual de ser miserável, pobre, cego e nu, Cristo me convidou a comprar dEle, ouro purificado, vestes brancas e colírio....Mas como comprar se Ele não aceita barganha? É ai que a graça de Deus tomou conta de mim... A minha pobreza espiritual me forçaria a chegar mais perto dEle, afinal não tinha nada a oferecer....Apenas meu arrependimento...

Apesar de toda minha inutilidade na vida das pessoas, Jesus humildemente intervém e dirige a Laodicéia e a mim uma mensagem de esperança, me convidando a sentar com Ele no trono... Apesar de não merecer Ele me convida e bate mais uma vez na porta do meu coração, a fim de mostrar quem realmente sou... Voltar a ser útil na vida das pessoas, a fazer diferença neste mundo cão, a ser a resposta do clamor gerado no céu...

Tomara que não esteja tão ocupado no meu quarto, ou na frente do computador, na cozinha quem sabe na sala curtindo um filme... A campanhinha está tocando... Alguém está gritando seu nome!

Ow... Ele está batendo na porta... Você não vai abrir?

Cuidado, pois algo está acontecendo no estômago de Jesus e como Laodicéia seremos despejados como vômito mal cheiroso e putreficado de atitudes que causam náuseas a um corpo santo.

A escolha é nossa!


Adualdo Rodrigues
Porto Velho - RO



“Aquele que prega arrependimento está-se colocando contra este século, e enquanto insistir nisso será impiedosamente atacado pela geração cuja fraqueza moral aponta. Para tal tipo de pessoa só existe um fim: “Sua cabeça vai rolar!” É melhor ninguém começar a pregar o arrependimento enquanto não confiar sua cabeça ao céu”. Joseph Parker


Sem DEUS somos apenas pó!

Nenhum comentário:

Postar um comentário