terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Deus o Artesão da Vida

Deus o Artesão da Vida

Queria ficar mais em silêncio, fazer calar o mundo, calar o meu corpo, calar a minha alma e ouvir a Deus.
Nossa vida é muito tumultuada e barulhenta, há som por todos os lados, sons que ferem e estupram nossos ouvidos, sons produzidos por este caos em que sobrevivemos.
Tenho saudade da Lapinha, da Serra do Cipó, onde no meio da natureza podia se ouvir pássaros, o vento nas árvores e o silêncio da caverna.
Mas acabo reaprendendo a ouvir a Deus, apesar de toda confusão, posso ainda ouvi-lo nas coisas simples e nas circunstâncias da vida.
E nessa ânsia desesperada pelo Criador do Universo, me recordo de uma manhã dentro do ônibus em uma Avenida de Belo Horizonte, lendo um livro de Filosofia repleto de pensamentos de Aristóteles e Platão, estudando sobre Metafísica (tinha um trabalho para entregar), além destas agradáveis companhias tinha cerca de 40 pessoas, estressadas e atrasadas, como eu.
Em meio a esse turbilhão, fechei o livro e comecei a observar as pessoas ao meu redor.
Pessoas nervosas, reclamando da vida, do trânsito da política,do time que perdeu, da falta de dinheiro, reclamando do marido,da esposa, do amigo, reclamando da igreja.
Sendo levado pelo barulho das buzinas, vozes, gritos e sirenes uma senhora me chamou a atenção, já com seus cabelos brancos e uma sacola no piso do ônibus estava concentrada no seu trabalho.
Pude observar que nada tirava a sua atenção, puxava um fio da sacola e com tal destreza e habilidade transformava aquele emaranhado de fios em um belo forro de mesa. As vezes ela parava colocava a sua frente e sorria. Acho que imaginava como ficaria ao terminar.
Observando aquela senhora no seu precioso trabalho, por um instante esqueci os problemas que me afligia, Deus começou a falar dentro de mim, somos uma obra de arte do qual Ele é o artista. Na criação vemos o Soberano, pintando e criando a terra e tudo o que nela há. Para sua obra prima o ápice da criação, o modelo foi Ele mesmo, ao nos criar olhou para si mesmo e nos modelou em seus dedos soprando em nós a sua vida, cuidando de cada detalhe fazendo de nós sua maior obra de arte.
Mas de repente depois de alguns pontos, o semblante daquela senhora desconfigurou, algo como decepcionada ao olhar para sua arte, e de uma maneira insana, começou a puxar os fios daquele forro, desfazendo e arruinando todo trabalho, não sei, mas acho que havia bastante tempo a trabalhar naquele forro. Não compreendia aquela atitude, como alguém pode desmanchar algo tão belo? Não me contive me levantei e fui ao encontro daquela senhora indignado, e perplexo perguntei:
Porque a senhora desmanchou este forro, estava tão perfeito, cheio de detalhes belos e já estava finalizando?
Aquela senhora olhou para mim e de maneira suave e serena me explicou tal atitude:
Talvez você não compreenda, mas minha filha começou este forro e pediu para que terminasse, pois estava difícil para ela fazer alguns pontos e terminar este forro. Comecei de onde ela havia parado e quando cheguei ao acabamento final, percebi que ela tinha errado alguns pontos no começo, fazendo que o forro ficasse torto e feio, este é o motivo pelo qual estou desmanchando para consertar estes pontos e torná-lo certo e lindo como no modelo original.Apesar de ter ensinado, ela preferiu fazer alguns pontos do jeito dela, e não tinha como terminar algo que estava errado lá trás.
Mesmo sem entender nada de crochê, comecei a entender o que Deus queria me ensinar através daquela senhora.
Sem palavras voltei, e apesar de toda movimentação e sons a minha volta, como se alguém apertasse a tecla pause da minha vida, ouvi a voz de Deus... Também faço assim na sua vida!
Quantas vezes você reclama quando puxo os fios da sua vida, quando desmancho algo que você tanto gosta... Eu sou o Criador, Eu sou o Modelo, por isso sei o que deve ser consertado e refeito em você!
Eu sou o artesão, por mais que eu permita alguns pontos tristes que você mesmo colocou em sua vida. Em tudo Eu tenho um propósito, talvez você não compreenda por olhar pelo lado avesso, mas me permite terminar a boa obra que comecei na sua vida e poderá ver que linda obra de arte você se tornará.
Não esqueça, Eu sou o Oleiro, você o barro. (Jeremias 18: 1-6)
Depois destas palavras lembrei de onde Deus me tirou para fazer um vaso. Nos tirou do pasto, não éramos nada, barro, argila misturada com fezes de animais, cheio de pedras e cacos...esta era a minha vida!
E como artesão ele me pegou me limpou, colocou sua água e me moldou... O Oleiro me tem em suas mãos eu o barro, que Ele quer transformar me fazendo uma obra de arte, mas o barro deve ser moldado, amassado, girado pela roda e se depois de terminado o Oleiro não estiver contente com o resultado ele refaz tudo de novo assim é nossa vida primeiro Ele nos resgata, nos escolhe (Não foi vós que me escolheste. Jo 15:16 ) , como o Oleiro Ele nos molda a sua maneira e vontade ( Is 45: 9 - Rm 9:21 )

Mas ainda o vaso ou o forro não estava como Ele queria, não estava bem aos seus olhos, por isso nos quebra, e nos faz e nos Ele desmancha o que está errado, permitindo algumas situações em nossa vida para nos fazer de novo.
Coloca-nos no fogo assim como o ourives coloca o ouro e a prata para ser purificado, Deus também como este artesão nos coloca no fogo das provações, das dificuldades,das tristezas (Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. ... II Co. 7:10) para que possamos ser limpos de todo orgulho, de toda impureza... E como eu, talvez você pergunte qual é o momento certo de tirar o metal do forno?
E o ourives nos responde somente quando minha face está refletida no metal, este é o momento certo de tirar do fogo! (Ainda não é o momento de me tirar do fogo)
Como vaso, muitas vezes a vida provoca algumas rachaduras que nos impedem de ser úteis, e Deus o oleiro nos quebra e nos faz de novo, para que possamos ser úteis!
O que me cativa em Deus é sua graça, misericórdia e amor, sua constante persistência e sua paciência... A verdade é que Ele não remenda o vaso... Ele faz um vaso novo! Ele não quer pessoas remendadas, como uma colcha de retalhos, mas quer pessoas que vivam uma novidade de vida.
Por isso, muitas vezes, ele muda os meus planos, e meus sonhos! Nada de remendos... O que Ele quer é a satisfação total do vaso, ou a profundidade do quadro, e como aquela senhora que voltou a fazer novamente aquele forro, mesmo quando estragada pelo próprio ponto, e ainda que naquele emaranhado de fios que fica do lado do avesso, que pode parecer uma confusão total... Ele está fazendo uma obra nova... Um quadro novo... “obra de arte... para honra e glória... do Artista!”
Por mais que eu e você não compreendemos os propósitos de Deus, tenhamos confiança sabendo que Ele sabe o fim, Ele tem o domínio de tudo.
Cada etapa da nossa vida seja ela boa ou ruim tem um propósito quando se tem Deus como o artesão, Ele vai cuidar para que a nossa vida seja uma obra de arte, apesar das rachaduras que nos foram provocadas ou que nós mesmos provocamos Ele nos fará de novo, não importa as cores sem vida na tela e nos forros da vida, no final de tudo sentaremos com Ele e em silêncio iremos desfrutar da beleza desta obra e veremos que tudo que Ele faz é bom!
E por mais que você não veja nada de belo na sua vida, por mais que esteja passando pelo dia mal, prefira estar nas mãos do Artesão da Vida, Ele sabe fazer de um emaranhado de fios um lindo forro, ou uma blusa para aquecer algum solitário. Ele sabe pegar um barro que não vale de nada e fazer um lindo vaso. Ele pega um metal sem valor e transforma-lo em uma jóia rara e de grande valor, Ele transforma um quadro abstrato na mais valiosa tela de arte...
Ele faz de mim e de você, pessoas com valores, com caráter transformado e com histórias que podem mudar o mundo e as pessoas...pelo simples fato de ser o Artesão da vida.

Pense nisso!

Adualdo Rodrigues
Porto Velho – Ro

O Tapeceiro - Letra e Música – Stênio Marcius
Tapeceiro, grande artista,
Vai fazendo seu trabalho
Incansável, paciente no seu tear
Tapeceiro, não se engana
Sabe o fim desde o começo,
Traça voltas, mil desvios sem perder o fio

Minha vida é obra de tapeçaria,
É tecida de cores alegres e vivas,
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes
Se você olha do avesso,
Nem imagina o desfecho
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem

Quando se vê pelo lado certo,
Muda-se logo a expressão do rosto,
Obra de arte para Honra e Glória do Tapeceiro

Minha vida é obra de tapeçaria,
É tecida de cores alegres e vivas,
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes
Se você olha do avesso,
Nem imagina o desfecho
No fim das contas, tudo se explica,
Tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem

Quando se vê pelo lado certo,
Todas as cores da minha vida
Dignificam a Jesus Cristo, o Tapeceiro


www.espaco-comum.blogspot.com
www.adualdo.multiply.com/journal

“Aquele que prega arrependimento está-se colocando contra este século, e enquanto insistir nisso será impiedosamente atacado pela geração cuja fraqueza moral aponta. Para tal tipo de pessoa só existe um fim: “Sua cabeça vai rolar!” É melhor ninguém começar a pregar o arrependimento enquanto não confiar sua cabeça ao céu”. Joseph Parker

Sem DEUS somos apenas pó!

Um comentário:

  1. Olá! Victor,
    Que coisa boa é poder confiar, em nosso Pai celestial, Ele sabe direitinho com trabalhar. E nos seus filhos podemos crer que, a obra que Ele começou a aperfeiçoará.

    Beijo
    no
    coração!!!

    ResponderExcluir