quinta-feira, 25 de março de 2010

Você tem certeza que vai acordar amanhã?

Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há festa, porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o aplicam ao seu coração. Eclesiastes. 7:2

Cada um de nós terá que enfrentar a morte, e se analisarmos o planeta Terra este é um grande cemitério, cheio de ossos e matéria putreficada. A morte é inevitável, por mais que evitamos ou nos esquivamos em tratar desta que é a maior certeza do ser humano: Vamos morrer!

Não gostamos de pensar sobre a nossa própria imortalidade. Não é normal falar que não haverá um amanhã. No entanto, no fundo dentro de nós, percebemos que a morte pode nos visitar a qualquer momento. Temos visto e experimentado, talvez, a perda repentina da vida de algum membro da família e amigos.

No salmo 39, o salmista está contemplando a brevidade da vida e percebe a insignificância de nossas vidas e diz que nossos dias são poucos palmos, olhe para sua mão a sua vida é deste tamanho. A vida é muito curta. E diante de um Deus eterno não somos nada, apenas uma sombra e um sopro neste mundo.
Andamos como sombras, e em vão inquietamos e ajuntamos riquezas, e não sabemos quem a levará.

Ensina-nos a contar nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Segundo o IBGE no último censo a média de expectativa de vida dos brasileiros é de 72,2 anos, se cada ano vivemos 365 dias significa que teremos 26.353 dias sobre esta terra, isso se eu ou você não sofremos um acidente, um atentado, uma parada cardiorespiratória, bala perdida, um raio e por aí vai....

Toda beleza e poesia da vida perdem o significado quando começamos a viver para nós mesmos, quando vivemos para satisfazer nosso ego, desejos e enxergamos apenas o nosso umbigo. Deixando de olhar para Deus, sua vontade e amor esquecendo-se daqueles que clamam, choram que imploram por mais um dia de vida!

"Vem agora, vocês que dizem:" Hoje ou amanhã iremos a tal cidade tal e lá passaremos um ano, faremos negócios e ganharemos dinheiro. . Você não sabe o que o amanhã trará. O que é a sua vida? É um vapor que aparece por um tempo e depois desaparece. Em vez disso você deve dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Como é que gloriam em presunção, todos se ostentando esse é o mal.” Tiago 4:14-16

A palavra "fôlego" na maioria das versões é a mesma palavra de Eclesiastes usado quando ele disse: "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade." Para falar da vida como um sopro ou um vapor é entender a vaidade nas coisas deste mundo. O salmista chegou à conclusão que a vida é sem sentido e inútil sem Deus.

Como é raro para nós, parar e refletir sobre a brevidade das nossas vidas! Nós assumimos o controle da vida e pensamos que as coisas vão continuar do jeito que estão dia a dia. Nós simplesmente supomos que amanhã será como hoje e hoje será como o ontem, iremos comer; defecar, transar, trabalhar... Sem pensar sobre a vida é curta e que o nosso tempo é verdadeiramente uma fumaça... Que possamos viver a vida na sua plenitude, expressando nosso amor, vivendo o amor, fazendo algo que vale a pena, fazendo a diferença na vida das pessoas. Talvez amanhã não venha...

O hoje é o dia para amar, se arrepender, viver uma nova vida, deixar pecados, falar do amor de Deus... Pois não poderemos ter o amanhã para fazer isso ou aquilo.

Devemos aproveitar cada dia que nos é dado. Efésios 5:16, nos diz para "remir o tempo, porque os dias são maus". Outras traduções nos ajudar a entender essa frase "remir o tempo", dizendo, "fazendo o máximo de cada oportunidade" e "fazer o melhor uso do tempo" .

A busca das coisas no mundo é vaidade. Precisamos buscar o eterno. Hoje é o dia para dizer às palavras que precisamos dizer a quem amamos. A vida é frágil e nosso tempo nesta terra é curto.

No Salmo 39, o salmista encerra reconhecendo que ele é um estranho e estrangeiro neste mundo. O nosso modo de vida deve sempre refletir que somos filhos de Deus e não residentes permanentes no mundo.

Tal pensamento me faz lembrar as palavras de Hebreus expressando sobre os heróis da fé:

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto diz, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Hebreus 11:13-16

Por isso Viva o dia de Hoje... Se arrependendo, se doando, amando, expressando sua gratidão e fazendo algo útil na vida das pessoas, pois se você deixar para amanhã., talvez você não acorde...

Talvez amanhã não dê mais tempo...

Adualdo Rodrigues
Porto Velho - RO

Testemunho Andressa - Faça Algo Útil na sua vida!

2 comentários:

  1. Jó nos diz que o homem nascido de mulher é de bem poucos dias.Por isso a palavra de Deus deve ser prioridade em nossa vida.Que preoveito tem o homem após sua morte?Morto não fala ,não louva,não ama...Por isso é nessário que nós reflitamos a cerca da vida aqui na terra enquanto a temos.

    ResponderExcluir
  2. mas jeus disse nna terra quue o sue pai e a acordar todas as pessouas da moter

    ResponderExcluir