sábado, 13 de fevereiro de 2010

Você tem fome de que?

No ato de comer humanizado, podemos alimentar nossas almas mesmo quando alimentamos nossos corpos. Leon Kass.

Bebida é água, Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que?
A gente não quer só comida...

Esta música nos faz pensar sobre a fome que não pode ser saciada com carnes, massas ou sanduiches. Aliás a comida tem um papel importante na vida das pessoas que vai além de preencher a barriga e o buraco de nosso estomago, comer é mais que alimentar!

A comida foi o primeiro presente de Deus para à humanidade .Ge.1:29, assim como o primeiro pecado aconteceu no contexto de alimentar de algo, o primeiro casal preferiu fazer um lanche rápido no Mc Donalds do diabo a viver desfrutando de um banquete eterno com Deus.

Jesus foi tentando no quesito comer...mas sabia que nem só de Pão vive o homem mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Porque Jesus era Deus Ele mesmose define como o Pão da Vida, que devemos alimentar diariamente nos ensinando a orar pedindo o pão nosso de cada dia. E foi apartir de uma refeição e não através de poesias e filosofias que trazemos à memoria o sacrificio no calvário.

Existe todo um ritual desde a preparação até a degustação que acompanha o ato de alimentar...não comemos apenas para matar a fome física mas para matar a fome como seres sociais.
Desde que nascemos temos uma relação de intimidade, conforto e segurança amamentando em nossas mães, e isso continua mesmo quando envelhecemos, é nas refeições que compartilhamos nossas alegrias, nossas tristezas, nossa fé.

Há alguns meses tenho apenas alimentado e nada mais...lembrando que na casa de meus pais, temos o hábito de reunirmos aos domingos antes do almoço na compahia de amigos, irmão e parentes para compartilhar o Pão que alimenta nossa alma.

Na mesa onde se alimenta os pais sabem que não é lugar para discilpinar os filhos.(Quantas vezes fui reprendido por chamar a atençao dos meus sobrinhos na hora das refeições). Amigos sabem que não dá para sentar para comer juntos se há algo não resolvido, um pecado não confessado, uma espinha na garganta.É ali que se assina contratos, fecha negócios, se inicia um relacionamento e termina outros também.
Interessante que todo este compartilhar que acompanha o ato de alimentar tem desaparecido no mundo dominado pela urgência, pelos sanduiches e pelos fast food.

A relação de afeto que, antes, permeava a refeição nas trocas familiares e entre amigos, hoje, cede lugar à alimentação cujo parceiro é o aparelho de televisão. As refeições feitas em conjunto, em casa, com horário determinado e um cardápio planejado estão se tornando cada vez mais raros.
Muitas pessoas desistiram de fazer refeições e “pastam”, (Como diz Arnaldo Antunes comida é “pasto” ) lanches todos os dias. O deus de muitos são o estomago que muitas vezes controla a alma, seus sentidos e seus apetites fisiologicos assim como algumas pessoas hoje vivem para o dinheiro, o sexo, a beleza fisica e o poder. Muitos vivem como se Deus não existisse onde vivem para satisfação dos seus prazeres, para a gratificação instantânea, sem a perpesctiva de prestar contas a Deus , são movidos pela luxúria e não pelo amor, são movidos pela glutonaria e não pela fome, pela ganância, pelo orgulho, inveja, ira e preguiça, não conseguem pensar além da próxima refeição, como alguns não conseguem pensar além da sua proxima relação sexual.

Por isso a pergunta continua: “Você tem fome de que?
De churrasco ou de Deus?

De pizza ou de transformação do seu caráter?

De chocolate ou de justiça social?

De um Big Mac sozinho ou 01 prato de Arroz com Feijão ao lado das pessoas que ama?

Me preocupo,pois olhando para a minha barriga (que está saliente) vejo que na verdade sou o que como, apesar que o que contamina o homem não é o que entra pela sua boca...mas tenho notado que o quem saido de mim é fruto da minha péssima alimentação espiritual.

Esperançoso por uma melhora na minha alimentação espiritual e comunitária, aguardo o dia que estarei no maior banquete do mundo!

“Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro”! Ap.19:9

Com fome de Deus
Adualdo Rodrigues

Referências: Down-to-Earth Spirituality – R. Paul Stevens

Um comentário:

  1. Tenho fome de Deus e creio que pela misericórdia que existe em nosso Criador vou continuar alimentando de sua palavra até que possa dar bons frutos também Du....Deus te abençoe! Este texto veio na hora certa, precisava mesmo me alimentar....

    ResponderExcluir