domingo, 6 de junho de 2010

O Poder que o dinheiro não possui

A TV é muito eficiente em mostrar tudo que o dinheiro pode comprar, mas omite-se na hora de noticiar a realidade, a outra face da moeda. Todos nós sabemos o poder que o dinheiro exerce sobre todos nós e como somos levados a viver em função dele a maior parte do nosso tempo. Você trabalha por que? Você estuda por quê? Você acorda cedo por que? Você aguenta seu chefe chato por que? Você entra em um ônibus lotado todos os dias por que? A realidade é que o sistema imposta a todos nós nos obriga a viver dependentes de dinheiro, apesar de alguns ainda acreditarem em utopias e acreditar que o capitalismo tende a enfraquecer, quando o contrário parece certo. Mas a grande questão é: como conseguir viver dependente do dinheiro sem ser escravizado por ele? Vemos administradores sobrecarregando empregados em busca do lucro, pessoas suicidando devido a crises, jovens sentindo frustrados por não se sentirem capazes de acumular grandes fortunas, igrejas ensinando heresias como se a casa de DEUS fosse uma bolsa de valores.

A única maneira de sermos libertos do domínio do dinheiro é enxergarmos o verdadeiro plano de DEUS para nossas vidas. Eu realmente acredito que o dinheiro produz satisfação momentânea, mas eu duvido que ele seja capaz de garantir felicidade eterna. As pessoas se matam para conseguir algo que não garante a sobrevivência da alma. Você se lembra de como era gentil antes da promoção no trabalho? Quando você ganhava pouco ajudava a família no orçamento mensal e agora que ganha melhor? Valorizava os amigos quando andava de ônibus e agora? Valorizava a esposa quando ela ganhava mais e agora que seu salário é superior desmerece a quem lhe ajudou a progredir? E o relacionamento com DEUS? Ahh, os negócios te impedem de ler a bíblia? Aprender a ficar rico com toda certeza é bem mais fácil que aprender a ser cristão. Jesus viveu nesse mundo e pelo que podemos compreender da palavra de DEUS jamais foi rico, mas sempre foi próspero, porque valorizava a essência da vida que era cumprir o propósito do pai. Prosperidade significa ausência de necessidade e não riqueza de bens.

Eu desafio você leitor a se desprender daquilo que está destruindo seu relacionamento com DEUS, seu casamento, suas amizades, suas bases. Não tenho a intenção de incentivar ninguém a abandonar o trabalho, os estudos, as responsabilidades, mas gostaria que cada um de nós, a começar em mim, observasse tudo que DEUS reserva para cada um de nós. A busca incessante pela riqueza não tem permitido que sejamos cristãos em essência. Repartimos nossas migalhas e nos sentimos filantrópicos, bonzinhos demais. DEUS não precisa dos nossos restos, nossas boas ações com falsos interesses. O que adianta oferecer seu riquíssimo dízimo se seu coração já foi a muito tempo ofertado ao dinheiro? Talvez nossa intenção ao acordar não seja glorificar a DEUS com nossas atitudes, mas glorificar a nós mesmos com nossas posses. O sonho da casa própria é muito legal, mas onde fica o sonho da morada eterna ao lado do pai? Eu sou exatamente como você, sofro a mesma pressão capitalista todos os dias e acabei de descobrir que tenho levado toda minha vida por um caminho que busca o dinheiro em detrimento da palavra de DEUS. Descobri que ter dinheiro é bom, mas ter paz é muito melhor, e paz é privilégio daqueles que temem a DEUS e não daqueles que temem a queda da bolsa de valores ou a falência dos negócios. Até que ponto vale a pena perder sua vida para ganhar dinheiro? Até que ponto vale a pena conseguir poder e perder sua alma?

Victor Araújo

Um comentário:

  1. As verdades contidas nest post, nos alerta sobre nossa postura em relação ao dinheiro. Inseridos numa sociedade consumista e numa igreja que valoriza as "coisas" e usa as pessoas, nos resta a mudança de atitude em relação as finanças, lembrando que nada temos, nu viemos ao mundo e nu partiremos, somos mordomos daquilo que pertence a Deus.

    Porque o amor ao dinheiro é a
    raiz de toda a espécie de males;
    e nessa cobiça alguns se
    desviaram da fé, e se
    traspassaram a si mesmos com
    muitas dores. 1 Timóteo 6:10.

    ResponderExcluir